Projeto Água - "Economizar para não faltar"
Diretoria de Ensino de José Bonifácio
E. E.
“PROF. EDMUR NEVES”
MIRASSOL – SP
Projeto elaborado por:
- Ana Maria Camillo Mestrinari
- Helen Cristina Mendes Ferraz
- Jacqueline Costa Castelo
- Luciene Cristina Mantovani Neves
- Lucinéia dos Santos Francisco
- Márcia Aparecida Baldin
- Marcos Kenji Hatayama
- Maria Cristina Marques
- Maria Inês Correa
- Mariangela Constancia Vila
- Mauricio Pestana
- Soraya Luisa D'amico
- Vera Lúcia dos Santos Facioli
- Renata Ferreira Pinto Silva
INTRODUÇÃO
Diariamente,
os noticiários divulgam reportagens sobre a situação ambiental em diferentes
regiões do planeta, revelando o impacto das ações humanas sobre o equilíbrio da
Terra. A temática dessas notícias já está presente nas escolas e nas salas de
aula brasileiras. Sabe-se, porém, que não basta falar sobre elas. É preciso que
a equipe escolar tenha informações atualizadas, alie o discurso à prática e dê
oportunidades cotidianas para que os alunos, os funcionários e a comunidade
incorporem novas atitudes voltadas à preservação da natureza. Os especialistas afirmam
que a abordagem de tais conteúdos deve ser feita sempre de maneira
contextualizada.
Isso não quer dizer que nunca serão feitas abordagens mais abrangentes sobre a questão ambiental. O desafio é pensar globalmente e agir localmente. Por exemplo, participar de um projeto de reflorestamento do entorno da escola pode tornar a discussão sobre o desmatamento da Amazônia mais significativa para crianças e adolescentes que moram no sul do país. O problema da diminuição das áreas verdes no planeta fica, assim, mais próximo ao cotidiano dos alunos, que aprendem a importância de combatê-lo e descobrem, na prática, como ajudar. É importante que fiquem evidenciados determinados conceitos como:
Isso não quer dizer que nunca serão feitas abordagens mais abrangentes sobre a questão ambiental. O desafio é pensar globalmente e agir localmente. Por exemplo, participar de um projeto de reflorestamento do entorno da escola pode tornar a discussão sobre o desmatamento da Amazônia mais significativa para crianças e adolescentes que moram no sul do país. O problema da diminuição das áreas verdes no planeta fica, assim, mais próximo ao cotidiano dos alunos, que aprendem a importância de combatê-lo e descobrem, na prática, como ajudar. É importante que fiquem evidenciados determinados conceitos como:
DESIGUALDADES - Se considerarmos todo o planeta, veremos que a distribuição de água doce na natureza é desequilibrada entre as várias regiões. Alguns países dispõem de mais água do que seus habitantes necessitam, enquanto outros estão situados em regiões extremamente secas, como o norte da África, o Oriente Médio e o norte da China. Canadá, Islândia e Brasil são países favorecidos pela natureza em relação à água potável. Esse desequilíbrio faz com que um canadense possa gastar até 600 litros de água por dia e um africano disponha de menos de 30 litros diários para beber, cozinhar, fazer a higiene, irrigar plantações e sustentar rebanhos.
MÁ UTILIZAÇÃO - Uma das próximas vítimas mundiais do estresse hídrico pode ser a China, e num espaço de tempo curto: 20 anos. O país tem 20% da população mundial e 7% dos recursos hídricos globais. Metade das cidades chinesas já padece com a escassez de água. No norte do país, mais árido, o lençol freático está exaurido; no sul, onde as fontes são mais abundantes, a poluição atinge os maiores rios. Para o Banco Mundial, caso a China continue a crescer demográfica e economicamente como hoje, 30 milhões de chineses estarão sem água em 2030. A principal causa da escassez de água potável é o mau uso. Estima-se que, de cada 100 litros de água própria para consumo, 60 se percam em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente. Um dos exemplos mais gritantes é o do Mar de Aral, na Ásia, que perdeu três quartos de volume de água por causa de projetos desastrosos de irrigação. A agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo. Calcula-se que as plantações respondam por 69% de seu uso. A indústria utiliza 21% e o consumo doméstico responde por 10%.
USO CONSCIENTE - Graças à popularização crescente da ideia do uso sustentável dos recursos naturais, há meios para reverter esse quadro. Medidas simples e ao alcance de todos, como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, podem resultar em até um terço de economia na utilização doméstica. As mudanças no uso econômico, tanto agrícola quanto industrial, também podem cortar o consumo. Parte importante, porém, cabe aos governos, responsáveis por investimentos para resolver problemas estruturais. Os vazamentos na rede de fornecimento drenam boa parte da água tratada. Há estimativas de que, em certos países, até 70% da água que sai dos reservatórios não chegue às torneiras, escoando por encanamentos mal conservados. No Brasil, calcula-se que essa perda fique em 45%. A ampliação das estações e redes de tratamento de água é outro aspecto básico para fazer frente ao aumento do consumo. Afinal, do início ao fim do século XX, o uso humano de água aumentou seis vezes no mundo, sob o dobro do crescimento da população no mesmo período.
A realização de nosso projeto contribuirá para a formação de cidadãos, conscientes e coerentes de suas funções e responsabilidades, visando a preservação e o equilíbrio do planeta, sendo que almejamos alcançar os objetivos citados abaixo.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir na formação de
indivíduos conscientes de seu papel na manutenção do equilíbrio do planeta com
a consolidação de hábitos sustentáveis, visando à preservação do meio ambiente
e toda sua biodiversidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- dar continuidade aos
questionamentos referentes à hidrosfera iniciados na série anterior;
- perceber a necessidade da
economia diária de água como única forma de evitar desequilíbrios ambientais
futuros;
- criar e consolidar hábitos que
visam evitar os desperdícios dos recursos naturais;
- contribuir para as mudanças
necessárias nos comportamentos humanos inadequados;
- entender-se como parte
integrante do equilíbrio do planeta;
- consolidar atitudes que visam à
manutenção dos recursos naturais;
- contribuir para as mudanças nas atitudes familiares,
- construir uma geração de
pessoas preocupadas com a sustentabilidade dos recursos naturais em nosso
planeta.
PÚBLICO ALVO:
- alunos de todas as 6ª séries do Ensino Fundamental.
PERÍODO:
- diurno (tarde).
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Após
uma breve retomada dos conteúdos anteriores sobre o respectivo tema será
proposta as seguintes atividades pedagógicas:
- Blog: para enriquecer, ampliar
conhecimentos e desenvolver habilidades tecnológicas.
- Gincana de economia de Água nas
residências
Duração da Gincana:
Será durante os meses de: Março
– Abril – Maio – Junho
CRITÉRIOS:
-
todo(a) aluno(a) deverá trazer mensalmente as contas de água de suas
respectivas residências;
- só participará da gincana o aluno de trouxer
todos os meses exigidos;
-
os gastos mensais em litros serão anotados em uma tabela (ver abaixo);
-
ao final de cada mês, o professor somará a quantidade de litros gastos e obterá
um resultado mensal que, será comparado com o do mês posterior para saber a
porcentagem de economia;
-
no final da Gincana, o professor vai somar as porcentagens de economia e
verificar qual será a sala vencedora.
OBSERVAÇÃO:
- Somente
serão aceitas as contas que pertençam ao mesmo endereço apresentado no primeiro
mês da Gincana.
- Somente
poderão participar os alunos que trouxerem todas as contas de água dos meses
exigidos.
PREMIAÇÃO:
A
sala vencedora será contemplada no último bimestre com um passeio à Sede
Municipal do Centro do Professorado Paulista (CPP) de Mirassol onde realizarão
atividades físicas e de descontração.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
A
referida Gincana contará com o trabalho interdisciplinar juntamente com as
disciplinas de Geografia, História, Matemática e Língua Portuguesa.
MODELO DE TABELA DE REGISTROS DOS GASTOS
MENSAIS:
Aluno
|
Endereço
|
MARÇO
|
ABRIL
|
MAIO
|
JUNHO
|
TOTAL
|
1
|
||||||
2
|
||||||
3
|
||||||
4
|
||||||
5
|
||||||
6
|
||||||
7
|
||||||
8
|
||||||
9
|
||||||
10
|
||||||
11
|
||||||
12
|
||||||
13
|
||||||
14
|
||||||
15
|
||||||
16
|
||||||
17
|
||||||
18
|
||||||
19
|
||||||
20
|
||||||
21
|
MODELO DE TABELA COM OS RESULTADOS DA
ECONOMIA:
MESES
SALA
|
MARÇO
|
ABRIL
|
MAIO
|
JUNHO
|
TOTAL
|
OBS:
·
os números
mensais acima registrados se referem às quantidades de água gasta em metros
cúbicos (m³).
RESULTADOS DA GINCANA:
MESES
SALA
|
MARÇO
|
ABRIL
|
MAIO
|
JUNHO
|
TOTAL
|
6ª A
|
435
|
428
|
412
|
404
|
31
|
6ª E
|
243
|
228
|
221
|
223
|
20
|
6ª C
|
86
|
79
|
76
|
75
|
11
|
6ª D
|
162
|
171
|
156
|
154
|
8
|
6ª B
|
250
|
256
|
249
|
251
|
-1
|
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:
Através da análise
dos resultados mensais de economia registrados por cada sala pudemos perceber
um envolvimento satisfatório de nossos alunos em nossa gincana.
Ao final foi
registrada uma economia total de 69 metros cúbicos
de água (69m³).
Os
resultados acima foram divulgados na forma de cartaz afixado no pátio escolar
no mês de agosto e também discutidos com todas as salas envolvidas na gincana.
Os
fatores negativos que determinaram o desempenho insatisfatório das salas 6ªB e
6ªD foram a falta de responsabilidade no sentido de trazer as referidas contas
de água no prazo combinado.
Dentre
os fatores positivos podemos destacar que muitos alunos relataram que:
- adquiriram o hábito de desligar a torneira durante o banho,
- as mães começaram a aproveitar a água liberada da máquina de lavar para limpar a casa e lavar quintais,
- reduziram o tempo de duração de seus banhos,
- diminuíram a frequência de lavagem de quintais e calçadas, etc.
Devido aos resultados numéricos e atitudinais alcançados durante os
meses de participação na referida gincana, nossa escola decidiu dar
continuidade nos próximos anos para continuar sempre reforçando em nossos
alunos as noções tão importantes de utilização racional dos recursos naturais,
sustentabilidade e preservação do planeta.
Através de nossos ensinamentos e
da oportunidade de vivenciarem na prática um pouco daquilo que transmitimos,
estaremos consolidando em nossos alunos as verdadeiras e fundamentais noções de
cidadania. E o planeta nos agradece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário